No Brasil há alguns exemplos de produtos nacionais que sem muito alarde se comprovam como muito eficientes, qualidade superior e conquistam a confiança dos clientes. Fora de um circuito tradicional, em Caruaru (PE) a Rupert ao passar de décadas virou sinônimo de hélices em madeira para a aviação geral leve. Já faz um bom tempo também que eles progrediram para a produção do Vimana, aeronave experimental de dois lugares e que chegou a ter 53 unidades vendidas. Agora, seguindo quase que um processo natural, o Vimana se torna um ALE Especial inclusive recebendo a certificação para essa categoria recentemente pela Anac e ganhou até novo nome, Vinama Steel e a razão básica está em sua construção. O Vinama original era um modelo de estrutura entelada e o novo produto, que vem sido desenvolvido desde 2018 quando fez o seu primeiro voo (nesse período ganhou dois manches tipo yoke no lugar de um único instalado no console central da cabine), é metálico feito em alumínio aeronáutico 2024-T3 e usando rebites também aeronáuticos AN 426, nada de rebite pop. A motorização está a cargo de um Rotax 912 ULS de 100hp que trabalha com, evidentemente, uma hélice Rupert, bipá, em madeira de 68 polegadas de diâmetro. No painel eles montaram uma suíte com elementos de aviônicos Dynon, Icon e Garmin. O desenho do Vinama Steel é bem convencional, um asa alta semi-cantilever, trem de pouso triciclo, biplace com assentos lado a lado, portas dos dois lados da cabine. Ele mede 6,3m de comprimento geral e possui 10m de envergadura. Seu peso máximo de decolagem é de 600kg sendo que de bagageiro ele tem uma capacidade de 10kg e são 112l de tanque de combustível. A Rupert promete uma velocidade de cruzeiro de 105nós para o Vinama Steel sendo que a velocidade máxima é de 119nós. Nos números do fabricante ele decola em 250m e pousa com 200m. Ele entra na mesma classe que hoje frequentam o Inper Colt, Flyer RV-12, Tecnam P-92 e Montaer MC-01 e sendo um ALE Especial pode sobrevoar áreas densamente populosas e ainda pode ser usado para alguns fins comerciais como em cursos de pilotagem em escolas de aviação. O preço básico do novo Vinama Steel sai por a partir de US$ 110.000,00 que é um valor muito em conta em relação ao que é encontrado no mercado, o que pode atrair a atenção daquele que busca um aeronave leve para uso em viagens curtas. É preciso ver como é o consumo do produto, mas pensando que outras aeronaves com a mesma motorização tendem a beber cerca de 13 a 15l/h e com o que tem de disponível nos taques, é plausível voar por 6,5 a 7h ou até 1.350km o que pode facilitar o uso em locais com menor quantidade de lugares com abastecimento de gasolina de aviação.

Onde achar:

Rupert Aeronaves

Tel.: (81) 3721 5889

www.rupert.com.br