A baiana Montaer, de Feira de Santana, deu mais um passo evolutivo no seu catálogo de produtos. Depois de anos fazendo o MC01, um monoplano de dois e três lugares motorizado com os Rotax 912 e 916, eles partem para a oferta do MC04 de quatro lugares. Ele é um asa alta, semi-cantilever, triciclo, estrutura em fibra e enquadrado dentro das regras para aeronaves leves esportivas. A motorização fica a cargo de um Rotax 916iS turbo de 160hp, vem com sistema de gerenciamento elétrico e trabalha com uma hélice DUC Tiger-B de quatro pás de passo variável. No painel, a Montaer oferece uma suíte de aviônicos básica com o Garmin G3X com uma enorme tela 10,6” sensível ao toque, rádio GTR 20, transponder, um instrumento reserva G5 e piloto automático GMC 507. Opcionalmente uma segunda tela de 10,6” pode ser instalada com o custo de US$ 7.000,00. Nos números da Montaer, o MC04 possui 10m de envergadura com área de asa de 13,7m 2 e 7m de comprimento. A altura da cabine é de 1,20m e a largura máxima é de 1,22m.

O peso vazio da máquina é de 527kg, tendo uma carga útil de 570kg e um peso máximo de decolagem de 1.100kg. O bagageiro comporta 40kg e o tanque de combustível é para 180l o que deve permitir uma autonomia de 6h ou um alcance máximo de 1.446km consumindo 28l/h em ritmo de cruzeiro. Ainda continuando com os dados do fabricante, o MC04 atinge uma velocidade de cruzeiro de 130nós para uma VNE de 145nós. Com flapes baixados ele estola com 49nós. A performance de pista dá como 200m para decolagem e 250m para o pouso. A Montaer indica que o MC04 sobe com uma razão de 1.420pés por minuto e o planeio feito numa taxa de 10:1. O preço de tabela começa em US$ 299.900,00 e se quiser a versão para voos visuais noturno tem que acrescentar US$ 7.500,00. O pedido é feito com 50% do valor sendo o residual negociado caso a caso.

Se for pegar um monomotor relativamente equivalente, no mercado existe o Cessna 177B Cardinal, também de quatro lugares, porte semelhante e motor Lycoming O-360-A1F6D de 180hp que voa a 136nós em cruzeiro, tem alcance de 604nm e peso máximo de decolagem de 1.134km. Os primeiros tinham motor de 150hp. Só que o Cardinal foi feito até 1978 e de lá para cá, não foi feito muita coisa em termos de um quadriplace leve como o Cardinal, até porque houve um período perto dos anos de 1980 que leis de responsabilidades nos Estados Unidos, inviabilizaram a produção de aeronaves leves. A aviação experimental que se popularizou na sequência deu preferência a aeronaves de dois lugares, até por conta da potência dos motores disponíveis. Agora com a oferta da Rotax com um motor de 160hp o cenário possa mudar, tendo o MC04 com uma das opções. A Inpaer está desenvolvendo o Stallion, que também é um quatro lugares, mas a motorização é maior, um Continental TSIO-520BB de 285hp a 2.700 hélice tripá Hartzell de material composto. Outro modelo que entra mais ou menos na mesma faixa de uso é o Tecnam P2010, também de quatro lugares que usa motor Lycoming IO-360 de 180hp a gasolina ou então o Continental Cd-170 de 170hp ciclo diesel e que consome querosene. Pode ser uma concorrência boa para o mercado.