Na virada de 2025 para 2026 a Espanha vai conquistar mais espaço no Brasil. A Iberia inaugurará voos ligando Madri à Recife (PE) a partir de 13 de dezembro deste ano e Fortaleza (CE) em 19 de janeiro de 2026. Mais que oferecer uma ligação mais direta de e para a Europa aos passageiros que vão ou seguem do nordeste, norte e parte do centro-oeste brasileiro, essas rotas vão inaugurar o uso do Airbus A321XLR no Brasil. O jato de corredor único, que voou pela primeira vez em junho de 2022 é a grande proposta da Airbus para voos transatlânticos e com menores custos para as empresas aéreas. Impulsionado por um par de CFM Leap-1A, possui um alcance de até 4.700nm o que permite além de fazer as rotas aqui no Brasil, ser usado no muito concorrido mercado cruzando o Atlântico Norte substituindo majoritariamente o Boeing 757 devido a sua capacidade de transportar até 244 passageiros. A Iberia foi a primeira empresa a receber o modelo em 30 de outubro de 2024 e configurou o avião com 182 assentos em duas classes. O primeiro uso do A321XLR foi na rota entre Madri e Boston (EUA). Esses planos fazem parte de um projeto com investimento de €6 milhões e envolve também a ampliação de frota com a aquisição de pelo menos 70 aeronaves de longo curso. Entre 2026 e 2027 eles devem receber também quatro jatos de alcance menor da família Airbus A320.

Para divulgar todo esse cenário a Iberia montou um espaço que as pessoas possam conhecer toda a experiência de serviço dos espanhóis. A estrutura com dois andares fica na Rua Oscar Freire, 777 no bairro dos Jardins em São Paulo, na esquina da Rua Haddock Lobo, onde funcionava uma loja da Riachuelo. Não se paga para entrar nem é preciso ter alguma passagem da Iberia comprada. A curiosidade é a que permite a exploração. No térreo, existe uma lojinha com diversos itens colecionáveis, que vão de pôsteres (R$ 19,00) em formato A2, bem impressos, com reproduções clássicas até mini maquetes do Airbus A350, bem caras passando de R$ 200,00. Numa parte mais recuada há um exposição de camisas de times de futebol e a pessoa pode testar seus conhecimentos sobre a La Liga, o campeonato da 1a divisão da Espanha. Mas os dois itens que mais chamam a atenção são o simulador de voo e a experimentação do serviço de bordo, ambos necessitando agendamento para usufruí-los. O simulador pertence à AR Aviation, escola de aviação que fica próxima ao Campo de Marte (SP). Ele reproduz a cabine de um Beech Baron G58 com painel Garmim G1000. A pessoa senta na posição da esquerda e faz um turno de pista decolando e pousando no aeroporto de Guarulhos (SP) sempre recebendo as dicas de um instrutor. O painel está completo e bem funcional. As cinco telas abrangem toda a visão lateral e com definição de imagem muito boa. Por estar num ambiente com mais atividades acontecendo ao redor, o som dos motores estava um pouco rebaixado para não atrapalhar.

O dispositivo tem até sistema de movimento que melhora a percepção do voo e o que chamou a atenção foi a acuidade quando foi dado comando de compensador, flape e trem. Esse Baron reproduziu bem os movimento de levantar ou baixar o nariz a medida que eram aplicados os comandos. Ficou a vontade de ir um dia até a AR Aviation quando o simulador estiver de volta para a instrução normal para ver como ele reage nas situações de perda de motor, estol ou em outros procedimentos de emergência. O outro grande chamariz do espaço foi a de degustação do serviço de bordo que é oferecido na classe executiva. Eles montaram algumas fileiras de poltronas da executiva, da econômica premium e da econômica padrão. Também mostraram os kits de uso pessoal que são entregues nos voos e as atendentes estavam vestidos à caráter com os atuais uniformes do tripulantes de cabine, com direito à carrinho de bebidas, comidas, talheres e tudo mais. No roteiro – meio que atropelado, com as comissárias por três vezes nos apressando na degustação – foi oferecido uma entradinha de queijos, amêndoas, excelentes azeitonas verdes e mais suco de laranja. A sequência teve algumas opções de entradas. A escolhida foi a de presunto cru que veio enrolado (mas com fatias grossas demais de fazer enlouquecer qualquer abuelo) em frutas e salpicado de raspas de limão siciliano. Boa escolha. Nas opções de prato principal, frango, uma massa e um filé de salmão (meio ressecado, passado do ponto) com um molho que parecia um aligô com um suave sabor de queijo parmesão, tudo acompanhado de um purê com um bem presente espinafre. Na sobremesa entre o sorvete de frutas e a mousse de chocolate, a dica é escolher o primeiro, mais saboroso, a mousse veio com açúcar muito baixo e pouco sabor de chocolate, mesmo depois de experimentado com a espécie de farofa e a calda que são servidos junto. O serviço foi preparado pela Gate Gourmet conforme informação nos dada.

No andar superior a Iberia montou um galeria de moda com diversas edições dos uniformes dos tripulantes e para a alegria daqueles que não dispensam uma foto ou vídeo em redes sociais, foi montado uma boa estação de gravação tendo o fundo uma bela foto de um Sud Aviation Caravelle nas cores da companhia espanhola. A empresa que tem mantido uma taxa de ocupação de seus voos em toro de 88-90% quer trazer mais clientes de perfil da pessoa jurídica. Para atrair mais público a Iberia tenta promover o seu programa de parada gratuita Hola Madri que é possível estender a permanência em solo por até nove dias. Perguntamos aos diretores da companhia durante a abertura do Espaço Iberia – que funcionará até 30 de novembro de 2025 – se todas essas ações, que inclui o foco de atenção na classe econômica premium, são tentativas de mudar a imagem da Iberia ser uma opção do passageiro que segue para a Europa por ter tarifas mais em conta. Como resposta veio a lembrança que apesar do fator preço ser um grande direcionador de movimentação de vendas, a Iberia possui um duplo serviço de bordo dentro de uma viagem de cerca de 10h, o que outras concorrentes não teriam. E sim, eles estão com esforços para atrair mais o público corporativo especialmente o de pequenas e médias empresas mais encontradas no eixo Rio-São Paulo que no mercado do nordeste que será aberto em breve. Um dos atrativos estará na tecnologia embarcada. No ano que vem as aeronaves começam a receber sistema de conexão Starlink que permitirá o passageiro navegar gratuitamente na internet com uma capacidade de 456MB, semelhante a que ela conta em suas casas ou escritórios. Tal novidade, que num breve futuro deve se tornar regra nos voos seja lá de qual categoria (até aeronaves de pequeno porte de uso pessoal estão sendo certificadas para operar com o Starlink embarcado), pode ser o fator de escolha na hora do embarque.