Reação do mercado

A maré da economia no país está mais que mexida. O Brasil tem uma das maiores taxas nominais de juros no mundo. Com 13,75%, só perde para a Argentina, que pratica 75% na sua taxa. Apesar de ser historicamente um país que vive com um elevado patamar cobrado em parte pela trajetória da inflação e parte por interferências políticas no Banco Central, dois fatores bem recentes, soma-se a isto o fato de o Brasil viver sob gestões de governos gastadores (em geral não da melhor maneira), algo que também pesa e encare o crédito. Com esse cenário um dos setores que mais pode ser afetado é o da comercialização de aeronaves particulares.

Ganância sem tamanho

Imagine o quanto atraente é uma área enorme, em região central de uma capital, com terreno que dispensaria ou pouco necessitaria de terraplanagem. É o sonho de qualquer dono de construtora nesse país. Contudo, o problema disso é que nessa mesma área existe um aeroporto funcionando em cima dela há oito décadas pelo menos. Se fosse num país sério, esse terreno sequer estaria cotado para fazer algo que não fosse o próprio aeroporto. Mas aqui o interesse imediato e, ao que parece, de alguns poucos, faz com o aeroporto Carlos Prates em Belo Horizonte esteja dentro de um processo pela desativação

Progressão Tecnológica

A Embraer deu mais um passo dentro do seu projeto Energia, assim mesmo, escrito em português. A nova família de aeronaves que usam meios de propulsão alternativa com muita eletrificação foi apresentada há um ano e parte para uma segunda definição. Do anúncio feito em 2021, foram estudadas 20 configurações de projetos iniciais até chegar em 2022 num funil contendo modelos com capacidade entre 19 e 30 assentos.

fabricando sonhos

O tão castigado mercado da aviação leve brasileira e a sua indústria, que muitas vezes foi derrubada por excesso de burocracias e outras complicações legais – apesar do enorme potencial de crescimento e geração de mão de obra especializada – talvez tenham dias melhores pela frente. Ao que tudo indica a Anac tem tomado um posicionamento para facilitar a vida de quem quer produzir uma aeronave leve.

Alta experiência

Uma das coisas que a aviação proporciona é a possibilidade de ter novas experiências. Pode ser o novo destino, a localidade com costumes diferentes do seu cotidiano, o cardápio cheio de novidades ou até o voo em si. A ida até o spa de luxo Kurotel deu a chance de parte da equipe da HiGH experimentar um hábito que se pode ser comum aos trabalhos diários da redação, o de voar em aeronaves de menor porte, mas para o casal Nathália Pinho, diretora de arte, e Larissa Frei, produtora de vídeo, tudo seria uma grande novidade.

Aeroclube de Pernambuco

A situação se repetiu em diversas cidades brasileiras. Por conta da aproximação dos bairros em seu entorno um aeroporto se vê acuado. Algumas vezes um aeroclube está lá dentro dele e precisa lutar para não fechar as portas. Como que em vários casos essas entidades estão em aeroportos secundários a força da grana da especulação imobiliária acaba vencendo essa queda de braço. Com o Aeroclube de Pernambuco não foi diferente. Nasceu em 1940 no bairro que fica a Bacia do Pina em Recife (PE), no aeroporto Encanta Moça. Uma área de 21 hectares bem ....