Yakovlev Yak-52

O Yakovlev Yak-52 é um treinador biposto em tandem que voou pela primeira vez em 1976. Ele é descendente direto do Yak-18, que surgiu na metade dos anos 1950 e de quem herdou o conceito de trem de pouso que recolhe, mas ainda fica exposto. O Yak-52 foi proposto como um treinador básico, todo metálico. Grande, ele usa um motor radial Vedeneyev M-14P de nove cilindros e 360hp, o mesmo dos Sukhoi de acrobacia e também usado no Pitts Model 12.

Grumman American AA-5 Traveler

Olhe só que coisa cheia de graça. Na busca por uma boa avioneta para o seu deslocamento, tanto faz se para o lazer como para o trabalho, muita coisa foi gerada no mercado norte-americano entre as décadas de 1940 e 1990. Da receita de quadriplace fácil de voar, os nomes que mais vem à cabeça são os da Cessna e Piper. Mas existe um mundo feito com produtos tão bons, só que ficaram na berlinda do mercado, muitas vezes por inexperiência comercial dos próprios fabricantes.

Embraer Legacy 600

Ensaio Publicado na HiGH 04 - 2007 No ponto de espera da cabeceira da pista, um caso acontecido na época que voava para uma companhia aérea me vem à mente. No sopé da escada de embarque, ao receber os passageiros, um senhor chega perto e comenta que aquele avião, minha Nossa Senhora, era muito pequeno. Para acalmar o relutante cliente, o jeito foi apelar para uma pegadinha. Disse que se ele tivesse muito, mas muito dinheiro, a ponto de poder comprar um jatinho particular, aquele modelo poderia ser uma opção, e mais, seria um tremendo de um jato grande. O semblante, antes carrancudo, tornou-se sereno em questão de segundos, e lá foi ele embarcar tranquilo. O avião em questão era um Embraer ERJ 145, pai do Legacy 600, o tal grande jato executivo, que no final de março chegou à marca de 100 aeronaves entregues.

Guimbal Cabri G2

Ele é a verdadeira novidade. Uma série quase infindável de surpresas surge ao olhar o Guimble Cabri G2. Em primeiro lugar pelo seu tamanho, faz um bom tempo que não surge um novo helicóptero deste porte, dois lugares e ainda certificado. Também é de ficar de boca aberta a quantidade de tecnologia empregada em tão pouco espaço físico.

Aerotec A-132A Tangará

Ficar à beira da pista do aeroporto de São José dos Campos (SP) é mais do que poder ver os jatos da Boeing, ops, Embraer que são construídos ali. É a possibilidade de apreciar alguns modelos que fizeram a história da indústria aeronáutica brasileira, seja por se tratarem de frutos de algumas das mentes que os formataram, seja por construírem capítulos importantes de toda essa narrativa. Vez ou outra tem algum avião feito pela família Kovács indo decolar. Muito provavelmente algum que foi revitalizado por um ex- engenheiro da empresa mãe estará saindo para o seu voo inaugural. Um, recentemente, foi resgatado de uma quase aniquilação...

Montaer MC-01 Agora livre para o comércio

Esses baianos não perderam tempo. Estamos a bordo do Montaer MC-01, agora certificado como LSA – Light Sport Aircraft. É o primeiro asa alta nacional enquadrado dentro desta categoria. Desde que a Anac determinou a nova legislação sobre o que era considerado LSA, houve o tempo de cinco anos de carência para que os fabricantes adequassem seus produtos e linhas de produção à nova realidade. Nesse interim, a Montaer foi criada para fazer algo novo. Bruno de Oliveira, que trabalhou na Paradise, empresa do seu avô, e que depois seguiu por caminhos próprios...